segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Plano de Aula baseado em metodologias ativas de aprendizado




Duração: 1 aula no total de 50 minutos.


Atividade baseada na Avaliação a Distância 7 do Grupo Microbiologando da Disciplina de TecBio do CEDERJ - 2011/2


 
Metodologia:

Para iniciar a aula será apresentado um vídeo, de 3 minutos e 33 segundos, aos alunos intitulados “História de todos nós” Disponível em:


Após a apresentação do vídeo o professor discutirá com os alunos a opinião destes quanto aos aspectos tratados no mesmo, tais como:
 • O que significa DSTs?
 • Quais as manifestações das DSTs?
 • Elas atingem homens e mulheres?
 • Como identificar as DSTs?
 • O que fazer se perceber algum sintoma indicativo de DSTs?
 • Há tratamento para as DSTs?
 • Como prevenir o contágio das DSTs?

ATIVIDADE 1

Objetivando um aprofundamento acerca deste assunto, o professor entregará aos alunos, divididos em dupla, dois textos informativos acerca das DSTs intitulado "Doenças Sexualmente Transmissíveis" e "Considerações de algumas doenças" de autoria de Eliana Fonseca Costa e Iraci Borges.
O primeiro texto está disponível em:


ATIVIDADE 2

Tendo em vista trabalhar de forma mais descontraída esta temática, e, buscando, sobretudo instigar o senso crítico e a reflexão dos alunos, o professor entregará a cada aluno uma folha de papel sulfite. Contudo, atrás de três destas folhas estará impresso a letra C, e de outra folha estará impresso a letra A. O professor não explicará neste momento, porém a letra A significa que o aluno está com AIDs e a letra C que ele fez uso de camisinha. Os alunos terão 1 minuto para colherem autógrafos dos demais colegas em suas folhas. O professor deverá marcar este tempo, e assim que ele acabar deverá dizer pare!
Após, o professor solicitará que o aluno que estiver com a letra A se apresente, informando que na brincadeira o mesmo representa uma pessoa que está com Aids. Em seguida, solicitará que aqueles que possuem o autógrafo dele se apresentem, pois estão contaminados, porquanto, significa que tiveram relação sexual com este.
 Dando continuidade, pedirá que os que tiverem autógrafos dos colegas contaminados também se juntem ao grupo, pois estão também contaminados.
Na sequência, os que estiverem com a letra C, a qual significa camisinha, isto é, estavam protegidos, saiam do grupo contaminado.
Após o término da atividade o professor solicitará que os alunos contaminados expressem se perceberam, em algum momento, o risco que estavam correndo, e o sentimento de se perceberam contaminados.

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas. Além disso, o professor nesta avaliação poderá se pautar pela produção dos alunos, ou seja, a participação nos debates e a produção escrita.

Fonte:

2 comentários: