segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Plano de Aula baseado em metodologias ativas de aprendizado




Duração: 1 aula no total de 50 minutos.


Atividade baseada na Avaliação a Distância 7 do Grupo Microbiologando da Disciplina de TecBio do CEDERJ - 2011/2


 
Metodologia:

Para iniciar a aula será apresentado um vídeo, de 3 minutos e 33 segundos, aos alunos intitulados “História de todos nós” Disponível em:


Após a apresentação do vídeo o professor discutirá com os alunos a opinião destes quanto aos aspectos tratados no mesmo, tais como:
 • O que significa DSTs?
 • Quais as manifestações das DSTs?
 • Elas atingem homens e mulheres?
 • Como identificar as DSTs?
 • O que fazer se perceber algum sintoma indicativo de DSTs?
 • Há tratamento para as DSTs?
 • Como prevenir o contágio das DSTs?

ATIVIDADE 1

Objetivando um aprofundamento acerca deste assunto, o professor entregará aos alunos, divididos em dupla, dois textos informativos acerca das DSTs intitulado "Doenças Sexualmente Transmissíveis" e "Considerações de algumas doenças" de autoria de Eliana Fonseca Costa e Iraci Borges.
O primeiro texto está disponível em:


ATIVIDADE 2

Tendo em vista trabalhar de forma mais descontraída esta temática, e, buscando, sobretudo instigar o senso crítico e a reflexão dos alunos, o professor entregará a cada aluno uma folha de papel sulfite. Contudo, atrás de três destas folhas estará impresso a letra C, e de outra folha estará impresso a letra A. O professor não explicará neste momento, porém a letra A significa que o aluno está com AIDs e a letra C que ele fez uso de camisinha. Os alunos terão 1 minuto para colherem autógrafos dos demais colegas em suas folhas. O professor deverá marcar este tempo, e assim que ele acabar deverá dizer pare!
Após, o professor solicitará que o aluno que estiver com a letra A se apresente, informando que na brincadeira o mesmo representa uma pessoa que está com Aids. Em seguida, solicitará que aqueles que possuem o autógrafo dele se apresentem, pois estão contaminados, porquanto, significa que tiveram relação sexual com este.
 Dando continuidade, pedirá que os que tiverem autógrafos dos colegas contaminados também se juntem ao grupo, pois estão também contaminados.
Na sequência, os que estiverem com a letra C, a qual significa camisinha, isto é, estavam protegidos, saiam do grupo contaminado.
Após o término da atividade o professor solicitará que os alunos contaminados expressem se perceberam, em algum momento, o risco que estavam correndo, e o sentimento de se perceberam contaminados.

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas. Além disso, o professor nesta avaliação poderá se pautar pela produção dos alunos, ou seja, a participação nos debates e a produção escrita.

Fonte:

Quiz sobre Microbiologia - Teste seus conhecimentos sobre bactérias, vírus, fungos e protozoários


Professor,


Que tal criar e disponibilizar seus próprios quizes e testes para seus alunos? Abaixo encontra-se um Quiz elaborado pelo blog microbiologando sobre os micróbios, englobando bactérias, vírus, fungos e protozoários. 

Caso você professor tenha um blog ou até através do envio para o e-mail dos alunos, é possível criar questionários e quizes para ajudar os alunos no aprendizado ou avaliar o desempenho dos alunos.

Mas, você deve estar pensando que criar questionários pode ser mais difícil do que respondê-los. Realmente caso você não conte com as ferramentas adequadas isso pode ser bem difícil. Contudo, um programa que pode ajudar é Quiz Maker, um programa bastante simples especializado em criar, editar e executar questionários de múltipla escolha.

O programa é gratuito e ocupa pouco espaço no computador.Uma vez aberto o programa se revela como uma pequena janela, escolha a opção que deseja e em seguida confirme.

Na tela de cadastro de perguntas será preciso definir primeiro quanta questões o Quis terá, em seguida defina se ele será aberto ou fechado e defina uma senha de acesso. Em seguida basta escrever as perguntas na área Question e as assertivas logo abaixo. Determine a resposta correta no campo Correct Choise e pronto!

Você não precisa saber programação para criar o seu próprio questionário virtual. Com o Quiz Maker você dispõe de um sistema em linguagem C# que permite a criação de suas próprias tabelas com 10, 20 ou 30 questões. Todas as questões possuem suporte para múltiplas assertivas – no estilo A, B, C e D.


Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/quiz-maker.htm#ixzz1fgsYfZLm

domingo, 4 de dezembro de 2011

Materiais Audiovisuais que podem colaborar para o aprendizado



Visando auxiliar o ensino de Ciências e de Biologia nas escolas, foram desenvolvidos pela equipe do Museu de Microbiologia e audiovisuais em colaboração com o Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

O Museu de Microbiologia, concebido pelo Prof. Isaías Raw e construído com auxílio da FAPESP e da Fundação VITAE, foi inaugurado em 2002 e faz parte do complexo científico e cultural do Instituto Butantan. Sua concepção original, sua inovadora proposta educacional e a temática abordada o tornam um museu científico único e diferenciado. Por seu projeto de ações educativas recebeu Menção Honrosa no Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Filiado à Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) desde 2003.

Durante a visitação do museu os alunos podem interagir através de aulas interativas, onde os alunos podem aprender de forma mais participativa, através de metodologias ativas. Abaixo seguem os links das atividades que o professor pode utilizar em suas aulas, o professor vai precisar de um laboratório de informática e que nos computadores estejam instalados o programa Adobe Flash Player 10. </span>

Os links das aulas interativas são:

Jogo MicroLigue

A Microbiologia no processo ensino - aprendizagem


Nem todas as pessoas que estudam os microrganismos aspiram ser microbiologistas. Todavia todas as pessoas devem conhecer alguns "fatos" relacionados ao mundo dos microrganismos uma vez que eles são nossos hóspedes permanentes. Para que ocorra uma convivência harmônica temos que compreender o papel central que os microrganismos desempenham nas nossas vidas. De fato, sem eles nenhum ser vivo sobreviveria na Terra. Homens, animais e plantas dependem das atividades metabólicas dos microrganismos para a reciclagem dos nutrientes essenciais e degradação da matéria orgânica.

O trabalho docente deve ter início no entendimento do ensino como um processo que envolve não só a transmissão de conhecimento, mas, sobretudo, a competência pedagógica e política onde o aprender sobrepõe o ensinar e, conseqüentemente, onde o aluno é o agente deste aprendizado.

Todo aluno deve ser visto como um futuro pesquisador, no sentido do desenvolvimento de uma postura social crítica e especulativa dentro e fora da sala de aula. A nossa missão é ainda mais árdua se pensarmos no Brasil, um país com problemas tão sérios de educação, saneamento básico, higiene e alimentação, fatores altamente favoráveis ao prevalecimento dos efeitos deletérios do mundo microbiano.

"Nesse sentido, quanto mais pomos em prática de forma metódica a nossa capacidade de indagar, de comparar, de duvidar, de aferir, tanto mais eficazmente curiosos nos podemos tornar e mais crítico se pode fazer o nosso bom senso". (Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire - 15a ed. Ed. Paz e terra, 2000).


Jogo MicroLigue

            O jogo Microligue é um jogo de associações de imagens com palavras relacionadas com o cotidiano do aluno, o qual pode construir, aos poucos, a concepção correta dos microrganismos e suas interações com o mundo em que vive. O Jogo MicroLigue foi elaborado através do Projeto Microbiologia para Todos, pelo Departamento de Microbiologia da Universidade de São Paulo, que  teve início a partir de uma análise crítica sobre o ensino da microbiologia no ciclo fundamental, médio e superior. Abaixo encontram-se os arquivos necessários para você professores, são eles: Manual para o professor, Cartelas com Imagens-temas, Cartelas com Palavras relacionadas aos temas e o Glossário.

 

sábado, 3 de dezembro de 2011

Doenças Causadas por Bactérias, Vírus e Fungos

         A utilização de material audio visual, é extremamente importante em sala de aula, pois os alunos estão sempre em busca de recursos tecnológicos e atualmente nas aulas onde são utilizados apenas a lousa e livro didático estão cada vez menos atrativos aos olhos dos estudantes.
        É importante que o professor abuse de sua criatividade e utilize os recursos tecnológicos em seu dia a dia, para tornar suas aulas mais instigantes e apreciativas. Isso pode ser feito através de recursos simples como a utilização de apresentação de power point ou vídeos.
        A seguir apresentamos três slides abordando doenças causadas por fungos, bactérias e vírus que poderão ser utilizados como material audio visual.